Curta Duração

Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Dias 25, 26 e 27 de maio de 2018

Criado pelo novo Código Florestal Brasileiro, o Cadastro Ambiental Rural - CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais. Destacam-se entre seus objetivos, a identificação e a regularização ambiental das propriedades e posses rurais e sua inserção na base de dados dos órgãos ambientais de maneira ágil e eficiente, além de incentivar seus titulares a efetuar o cadastramento junto ao Programa de Regularização Ambiental – PRA, concedendo-lhes a oportunidade de apresentar soluções para os passivos ambientais de seus imóveis e, consequentemente, a não autuação, se for o caso.

PÚBLICO-ALVO:

Técnico em Meio Ambiente, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Sanitarista e Ambiental, Técnico em Agrimensura, Técnico em Fotogrametria, Técnico em Geodésia e Cartografia, Técnico em Topografia, Técnico em Geomensura, Tecnólogo em Topografia, Tecnólogo em Geoprocessamento, Tecnólogo em Agrimensura, Agrimensor, Engenheiro Agrimensor, Engenheiro Cartógrafo, Engenheiro de Geodésia, Engenheiro em Topografia, Engenheiro Geógrafo, Engenheiro Topógrafo, Engenheiro Agrícola, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Florestal, Tecnólogo em Agricultura, Tecnólogo em Agronomia, Técnico em Agropecuária, Técnico em Agropecuária, Técnico Florestal,Técnico em Agroecologia, Geógrafo e Gestor Ambiental.


CONTEÚDO:

Módulo 1: Cadastro Ambiental Rural

- Conceitos:

Área de Preservação Permanente
Reserva legal
Área Rural Consolidada
Servidão Florestal
Pequena Propriedade ou posse familiar
Uso alternativo do solo
Pousio

- Reserva Legal
- Área de Preservação Permanente - APP:

Localização
Recomposição
Áreas Consolidadas em APPs
Proteção

- Cadastro Ambiental Rural

- Importância do CAR

- Base Legal:

Lei complementar 140/2011
Lei Federal 12.651/2012
Lei Estadual 18.104/2013 (Goiás)
Decreto 7830/2012
Decreto 8235/2014
Instrução normativa 002/2014 

- Procedimentos para inscrição no CAR

- Baixar o programa, imagens, salvar, enviar e retificar

- Programa de Regularização Ambiental - PRA

- Quando aderir ao PRA

 

Módulo 2: Geoprocessamento Aplicado ao Cadastro Ambiental Rural – CAR

- Obtenção de imagens de satélite por meio do catálogo do INPE, SIEG E NASA;

- Conversão de desenho topográfico de um imóvel rural no formato CAD (*.dwg / *.dxf) para o formato SHAPEFILE (*.shp) utilizando o software Quantum Gis (Exemplo Prático);

- Conversão de feições desenhadas no Google Earth (*.kmz) para o formato CAD e/ou SHAPEFILE utilizando o software Global Mapper (Exemplo Prático);

- Utilização de Modelo Digital de Elevação (MDE – TOPODATA) para identificação de áreas de preservação permanente de topo de morro;

- Cadastramento de um imóvel rural através da plataforma CAR OFFLINE (Situação real).

 

COORDENAÇÃO:

CRISTIANE SILVA SOUZA é Gerente de Flora da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Goiás – SEMARH, especialista em Perícia Ambiental, bacharel em Geografia e Técnica em Agrimensura.

FABIANO BARBOSA DE LIMA  é Engenheiro  Sanitarista e Ambiental pela Fundação Educacional de Fernandópolis-SP  e  graduado em Tecnologia de Geoprocessamento  pelo Instituto Federal de Goiás. Possui experiência profissional com elaboração  e execução projetos florestais (recuperação de áreas degradas) atua em  fotointerpretação agrícola e florestal com imagens de satélite; manejo e  conservação do solo e da água; mapeamento e classificação de ambientes;  planejamento de trabalhos de campo e atua como professor de curso de extensão no Instituto Federal de Goiás.

É NECESSÁRIO TRAZER NOTEBOOK PARA PARTICIPAR DO CURSO.

 

DURAÇÃO/PERIODICIDADE

 

  • Dia 25 de maio de 2018 (sexta-feira), das 18:30 e 22:30hs;
  • Dia 26 de maio de 2018 (sábado), das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00hs.
  • Dia 27 de maio de 2018 (domingo), das 08:00 às 12:00hs.

 

Carga horária: 16 horas/aula

 

INVESTIMENTO
R$ 600,00 e 550,00 para filiados ao crea

 


OUTRAS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Na Secretaria do INEAA, na rua João de Abreu, 116, sala 1001-A Ed. Euro Working Concept, Setor Oeste - Goiânia-GO.
Tel.: (62) 3541-5902 / 99253-7142 / 99148-6419 - E-mail: cursos@institutoineaa.org.br.


CONSIDERAÇÕES PARA RESSARCIMENTO:

  • Observações: Caso não ocorra o pagamento até o vencimento, a inscrição será cancelada
  • Desistência: Até 5 dias antes do curso a devolução da inscrição será integral. Após este período, a devolução será de 50% do valor pago.
  • Cancelamento ou adiamento de cursos: A confirmação do curso será feita com, no mínimo, 05 dias antes do início do treinamento. Caso não tenha quórum mínimo, os cursos serão adiados ou cancelados. Nesse caso, o valor pago será integralmente devolvido.
  • Reembolsos: Os reembolsos serão realizados em até cinco dias úteis após o comunicado e a informação sobre os dados bancários.
 
O INEAA se reserva o direito de cancelar ou marcar novas datas para inicio do curso. Na hipótese de cancelamento, haverá reembolso integral do valor pago. No caso de remanejamento de data do inicio do curso o INEAA poderá, mediante solicitação do aluno, cancelar a inscrição e fazer o reembolso integral do valor pago.

Informativo

Cadastre aqui seu e-mail e receba
informações de nossos cursos:

 
 
 
 

Atendimento

Rua João de Abreu, 116, sala 1001-A Ed. Euro Working Concept, Setor Oeste - Goiânia-GO. CEP: 74120-110.

62 3541-5902 / (62) 99148-6419

 

atendimento@institutoineaa.org.br

 

шаблоны joomla 3.0
новости туризма